DHL plane duplicar o número de estações de coleta de pacotes até 2030
Os consumidores alemães podem esperar por mudanças significativas na forma como recebem seus pacotes nos próximos anos. A líder de mercado DHL anunciou planos ambiciosos para duplicar o número de suas estações de coleta e entrega de pacotes até 2030, passando de 15.000 para 30.000 unidades. Essa medida visa não apenas oferecer mais praticidade aos clientes, mas também aumentar a competitividade frente a empresas como DPD, GLS e Hermes.
Alternativa à entrega domiciliar
“Acreditamos em um forte crescimento no segmento ‘fora de casa’”, afirma Michael Knaupe, gerente da DPD, referindo-se às estações automáticas e aos pontos de coleta. “Os consumidores não querem mais depender de horários de entrega em casa; eles buscam flexibilidade para retirar seus pacotes no momento que lhes convier.”
DHL está investindo em diferentes tipos de estações automáticas, localizadas em supermercados, estações de trem, postos de gasolina e outros espaços públicos. Atualmente, a empresa opera 14.200 “Packstationen”, voltadas para coleta de pacotes, e 800 “Poststationen”, que oferecem serviços adicionais como postagem e compra de selos. Além disso, as “Poststationen” contam com consultoria por vídeo.
Concorrentes também expandem suas operações
A expansão não é exclusividade da DHL. Empresas concorrentes, como GLS, DPD e myflexbox, também estão aumentando sua presença no mercado alemão. GLS e DPD planejam operar cerca de 3.000 estações conjuntas até 2027, um salto significativo em relação às atuais 100 estações.
Já a austríaca myflexbox, que disponibiliza estações compartilhadas para várias empresas de logística, busca expandir sua operação na Alemanha de 460 para pelo menos 5.000 estações até 2030. Empresas como GLS, DPD, FedEx e UPS já utilizam os serviços da myflexbox para armazenar pacotes temporariamente.
Redução de custos no setor logístico
A principal razão para a popularidade crescente das estações automáticas é clara: economia de custos. Para as empresas de logística, é muito mais barato consolidar a entrega de vários pacotes em um único ponto do que realizar entregas individuais em domicílio. “É evidente que o custo de entrega por meio de uma estação de coleta é significativamente menor”, afirma Nikola Hagleitner, membro do conselho da DHL.
Benefícios e desafios para os consumidores
Para os consumidores, o aumento do número de estações de coleta representa conveniência e flexibilidade. Segundo Hagleitner, as estações são fáceis de usar e estão disponíveis 24 horas por dia, o que é um grande diferencial.
Contudo, ainda existem desafios. Caso a estação escolhida pelo cliente esteja cheia no momento da entrega, o pacote poderá ser redirecionado para outra unidade ou ponto de coleta, possivelmente mais distante. Essa situação exige que o cliente se desloque para retirar seu pacote.
Hagleitner reconhece essa dificuldade, mas acredita que a expansão das estações reduzirá esse problema com o tempo. “Com mais estações disponíveis e maior capacidade, seremos capazes de direcionar os pacotes de forma mais eficiente, priorizando a conveniência do cliente.”
Com esses avanços, a DHL e seus concorrentes estão moldando o futuro da logística, onde a flexibilidade e a eficiência se tornam palavras-chave para atender às demandas de consumidores cada vez mais exigentes.